Orientações

A construção da Comunicação Matemática através de diferentes padrões de interação: explorações na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Beatriz Sousa Soares (Orientação conjunta com Ana Isabel Santos)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Promover o gosto pela Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: estratégias pedagógicas alicerçadas no Método de Singapura
Catarina Tavares Andrade (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Aprendizagem Cooperativa em Matemática: Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ana Sofia Domingos Pimentel (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Marlene Pereira Sousa (Orientação conjunta com Adolfo Fialho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Promoção de Aprendizagens Significativas na Matemática: Contributos do Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Rute Senra Pavão (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: percursos inspirados no Método de Singapura
Sofia Marlene Caetano Aguiar (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Em curso.

Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantil
Maria Ana do Canto Tavares Branco (Orientação conjunta com Margarida Serpa)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em outubro de 2023.

Jogar e compreender: o contributo dos jogos pedagógicos inspirados no Método de Singapura para o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Isabel Victória Raposo Melo (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em julho de 2023.

Os Materiais Didáticos na Aprendizagem da Matemática e das Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Elsa de Jesus Simas Correia (Orientação conjunta com Adolfo Fialho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em abril de 2023.

Ensino-aprendizagem da Matemática com materiais pedagógicos inspirados na abordagem concreto-pictórico-abstrato na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo Ensino Básico
Mafalda Gomes Reis (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em março de 2022.

Múltiplas representações no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sofia Raposo Cabral (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em dezembro de 2021.

Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sara Rita Medeiros Araújo Correia Amaral (Orientação conjunta com Margarida Serpa)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em novembro de 2021.

Experiências de aprendizagem fundamentadas na Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato no ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sónia Melo Pacheco (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em fevereiro de 2020.

A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma reflexão em contexto de estágio
Raquel Santos Mendonça (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em novembro de 2018.

Experiências de Aprendizagem Promotoras de Integração Curricular: Potencialidades no Contexto do Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Joana Pereira Costa (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em maio de 2018.

Construção e Gestão de Materiais Pedagógicos no Ensino da Matemática: uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
João Cristiano Figueira de Abreu (Orientação conjunta com Raquel Dinis)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidato aprovado com a classificação de 19 valores, em janeiro de 2018.

O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sandra Couto Moura (Orientação conjunta com Adolfo Fialho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em maio de 2017.

A Matemática no Quotidiano: Promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico
Melissa Vanessa Santos Garcia (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em maio de 2017.

Aprender Matemática através das Expressões: Uma Reflexão no Âmbito da Prática de Estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Beatriz Medeiros Costa (Orientação conjunta com Adolfo Fialho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 16 valores, em junho de 2015.

Explorar e Aprender: Os Materiais Didáticos no Contexto da Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sandy Sousa Borges (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em junho de 2015.

O Jogo no Ensino da Matemática: Explorações no Contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Miriam Fátima Cristiano Rego (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 15 valores, em junho de 2015.

O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Catarina Isabel Moniz Botelho de Medeiros (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em fevereiro de 2015.

A Resolução de Problemas e o Cálculo Mental na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma reflexão em contexto de estágio
Rui Filipe Meireles Ferreira (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidato aprovado com a classificação de 18 valores, em julho de 2014.

Os padrões e a resolução de problemas no 1.º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da Matemática
Maria do Rosário Ávila de Castro (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 16 valores, em junho de 2014.

Grupos de Simetria: identificação de padrões no património açoriano
Vera Maria Raposo Moniz (Orientação conjunta com Susana Goulart Costa)
Mestrado em Matemática para Professores
Candidata aprovada com a classificação de 19 valores, em abril de 2014.

A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens: uma Reflexão em Contexto de Estágio
Marie Stephanie Moreira Cabral (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em julho de 2013.

Conexões Matemáticas: potencialidades e contributos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tânia Sofia do Amaral Melo (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 16 valores, em junho de 2013.

O Lado Lúdico da Aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Diana Tavares Oliveira (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em junho de 2013.

A jogar também se aprende… O contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Raquel Pereira Nogueira (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em junho de 2013.

Representações e práticas de estagiários e supervisores no domínio da matemática na educação pré-escolar
Eva da Conceição Fonseca Vitória (Orientação conjunta com Susana Mira Leal)
Mestrado em Supervisão Pedagógica
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em fevereiro de 2013.

Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
Vanda Patrícia de Oliveira Belém (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 18 valores, em julho de 2012.

A Resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Carla da Conceição Pereira Cardoso Almeida (Orientação conjunta com José Manuel Cascalho)
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 17 valores, em julho de 2012.

O Uso de Materiais Manipuláveis Estruturados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cristina Cabral Almeida Ferreira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Candidata aprovada com a classificação de 16 valores, em abril de 2012.

WordPress Themes