Comunicações

Comunicações Orais em Encontros Internacionais:

  • Sidewalks of Lisbon and Azores (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Bridges 2023, Halifax, Canadá, 27-30 July, 2023.
  • Investigar o Mundo com um olhar Matemático, Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA VI (6.ª edição), Sessões online e sessões presenciais no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 27 de outubro a 5 de novembro, 2022.
  • Práticas pedagógicas promotoras do cálculo mental: contributos para a resolução de problemas (com Mafalda Reis e Raquel Dinis), Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA VI (6.ª edição), Sessões online e sessões presenciais no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 27 de outubro a 5 de novembro, 2022.
  • Playing Symmetries. Portuguese Sidewalks (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Symmetry: Art and Science | 12th SIS-Symmetry Congress, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal, 11-16 July, 2022.
  • Experiências de Aprendizagem Promotoras de Integração Curricular: Potencialidades no Contexto do Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com Raquel Dinis e Joana Costa), Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA III (3.ª edição), Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 25 a 27 de outubro, 2018.
  • As potencialidades da implementação de recursos didáticos na abordagem do concreto para o abstrato no 1.º ciclo do ensino básico (com Ana Rosa Furtado, João Duarte, Paula Medeiros, Zélia Faria, Hortense Fonseca, Laudalina Silva e Paula Sousa), Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA II (2.ª edição), Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 19 a 21 de outubro, 2017.
  • Step by step math in primary school (with Carlos Pereira dos Santos), Recreational Mathematics Colloquium V, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, Portugal, 28-31 January 2017.
  • Intervention in early numerical competencies: ludic activities and games (with Lília Marcelino), Recreational Mathematics Colloquium V, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, Portugal, 28-31 January 2017.
  • Symmetry and anti-symmetry in rosettes of Truchet tiles (with Andreia Hall and Paulo Almeida), Recreational Mathematics Colloquium V, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, Portugal, 28-31 January 2017.
  • A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico (com José Cascalho e Raquel Mendonça), Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA I (1.ª edição), Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 21 e 22 de outubro, 2016.
  • O lugar do jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico (com Adolfo Fialho e Sandra Couto Moura), Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CICA I (1.ª edição), Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, 21 e 22 de outubro, 2016.
  • The symmetries of the Azorean sidewalks in a deck of cards (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Gathering for Gardner 12 (G4G12), Atlanta, USA, March 30-April 3, 2016.
  • Cruzar fronteiras entre a matemática e a cultura: à descoberta de simetrias na calçada e no artesanato (com Andreia Hall), CiEMeLP 2015 – Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Departamento de Matemática da FCTUC, Coimbra, Portugal, 28 a 31 de outubro de 2015.
  • Pisando arte e matemática em Lisboa (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), CiEMeLP 2015 – Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Departamento de Matemática da FCTUC, Coimbra, Portugal, 28 a 31 de outubro de 2015.
  • Mathematical Education and Interdisciplinarity: Promoting Public Awareness of Mathematics in the Azores (with João Miguel Ferreira), 3rd Annual International Interdisciplinary Conference, Ponta Delgada, Azores, Portugal, 8-11 July 2015.
  • Kindergarten activities for early mathematics (with Carlos Pereira dos Santos), Recreational Mathematics Colloquium IV, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal, 24-27 January 2015.
  • When in Lisbon, look at the pavement! (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Recreational Mathematics Colloquium IV, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal, 24-27 January 2015.
  • O jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º ciclo do ensino básico (com José Cascalho e Raquel Nogueira), comunicação integrada no Simpósio “Identificação e Intervenção Precoce nas Dificuldades na Matemática”, IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Centro Cultural de Belém, Portugal, 9-13 setembro 2014.
  • Problem solving through crafts and challenges (with Marie Stephanie Cabral and José Cascalho), Recreational Mathematics Colloquium III, University of the Azores, Portugal, 3-6 April 2013.
  • Symmetry groups: identifying patterns in Azorean heritage (with Vera Moniz and Susana Costa), Recreational Mathematics Colloquium III, University of the Azores, Portugal, 3-6 April 2013.
  • Conexões Matemáticas com a Tecnologia TI-Nspire, Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas, Universidade dos Açores, Portugal, 27 a 29 de outubro de 2011.
  • The Rainbow Game (with H. Melo), Recreational Mathematics Colloquium I (RM09), University of Évora, Portugal, 29 April-2 May, 2009.
  • Indefinite numerical range of 3×3 matrices (with N. Bebiano and J. da Providência), 17th International Workshop on Matrices and Statistics (IWMS 2008), Tomar, Portugal, 23-26 July, 2008.
  • Flat portions on the boundary of the indefinite numerical range of 3×3 matrices (with N. Bebiano and J. da Providência), 9th Workshop on Numerical Ranges and Numerical Radii (WONRA 2008), Williamsburg, Virginia, USA, 19-21 July, 2008.
  • The Elliptical and the Hyperbolical Range Theorems Revisited (with N. Bebiano and J. da Providência), International Conference on Engineering and Mathematics (ENMA 2007), Bilbao, Spain, 9-11 July, 2007.
  • On the Characteristic Polynomial of the Pencil Generated by two J-Hermitian Matrices (with N. Bebiano and J. da Providência), 13th Conference of the International Linear Algebra Society (ILAS 2006), Amsterdam, Netherlands, 18-21 July, 2006.
  • Numerical ranges of tridiagonal J-Toeplitz and J-circulant matrices (with N. Bebiano, J. da Providência and G. Soares), 8th Workshop of Numerical Ranges and Numerical Radii (WONRA 2006), Bremen, German, 15-17 July, 2006.

Comunicações Orais em Encontros Nacionais:

  • Explorar o Mundo com um Olhar Geométrico: da Natureza ao Quotidiano e às nossas Tradições (conferência plenária), Encontro “AlgarMat 24” promovido pelo Núcleo Regional do Algarve da APM, 4 a 6 de setembro de 2024 (4 e 5 online, 6 presencial no Agrupamento de Escolas Padre António Martins Oliveira, Lagoa, Algarve).
  • Despertar para o sentido de número na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem inspirada no método de Singapura (workshop online), VII Encontro Internacional da APEI – “Que futuro para a educação de infância: Unidade, tensões e desafios”, 9 e 16 de outubro de 2021.
  • Matemática Passo a Passo: Seis anos de intervenção nas escolas dos Açores (comunicação online), VI Encontro sobre Inovação Pedagógica Supertabi, Quinta da Comenda, Maia, com transmissão online, 11 de setembro de 2021.
  • Resolução de Problemas, Raciocínio Matemático e Comunicação Matemática (ateliê online, com Ana Lima e Júlio Aroeira), IV Encontro ProSucesso, 1 de julho de 2021.
  • As Simetrias das Calçadas dos Açores num Baralho de Cartas (conferência online), 3.º Ciclo de Conferências Liceu D’Antero, 21 de junho de 2021.
  • A Oficina Matemática Passo a Passo, Webinar “Problemas decorrentes da globalização da Sociedade da Informação”, Ciclo de Webinars “Conversas com (a) Educação” promovido pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, 27 de maio de 2021.
  • Simetrias que dão a volta à cabeça: a matemática das calçadas, das varandas e do artesanato (sessão plenária), Encontro “MadeiraMat2016” promovido pelo Núcleo Regional da Madeira da APM e pelo Centro de Formação da APM, Escola Secundária de Francisco Franco (Funchal, Madeira), 14 e 15 de julho de 2016.
  • Metas Curriculares que futuro? (painel de discussão), Encontro “MadeiraMat2016” promovido pelo Núcleo Regional da Madeira da APM e pelo Centro de Formação da APM, Escola Secundária de Francisco Franco (Funchal, Madeira), 14 e 15 de julho de 2016.
  • Jogando com as simetrias (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), V Jornadas da História dos Jogos em Portugal: Os jogos no espaço atlântico, Guarda, Portugal, 29/09 a 01/10, 2016.
  • Explorar e investigar na aula de Matemática: do jogo às novas tecnologias, orador convidado do colóquio “Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional: Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento”, Universidade dos Açores, 25, 26 e 27 de outubro de 2012. Este colóquio insere-se no projeto “Educação, Currículo e Didáticas – perspetivas interdisciplinares”, coordenado por Emanuel Oliveira Medeiros.
  • A Matemática ao virar da esquina: à descoberta de padrões geométricos, Colóquio de Didácticas – No Caminho das Didácticas: Saberes, Experiências e Inovação, Universidade dos Açores, 20 de março de 2009.
  • Matemática e Cidadania: passado, presente e futuro (com Ana Paula Garrão e Helena Melo), Ciclo de Encontros e Debates sobre Educação, Cultura(s) e Cidadania, integrado nos Estágios Pedagógicos da Universidade dos Açores, 18 de março de 2005.

Comunicações em Formato Poster:

  • Identification and intervention in early numerical competencies (with Lília Marcelino and Joana Rato), 15th European Congress of Psychology, Amsterdam, The Netherlands, 11-14 July, 2017.
  • Jogando com o Arco-íris (com Helena Melo), Seminário (Re)Aprender a Brincar: da Especificidade à Diversidade, Universidade dos Açores, 15 de maio de 2009.
  • A Modelação Matemática no Ensino Básico,  Colóquio Escola e Resolução de Problemas: do Indivídulo à Organização, Universidade dos Açores, 5 de abril de 2008.

Seminários:

  • Como reinventar a matemática na sala de aula? (com José Manuel Cascalho), inserido no ciclo de seminários Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar, no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, Universidade dos Açores, 9 de março de 2012.
  • Iniciação ao LaTeX (com Rita Brandão), inserido na 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, 18 de novembro de 2011.
  • Jogar e Aprender: como desenvolver competências matemáticas através de jogos, inserido no ciclo de seminários de formação intitulado “Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico”, no âmbito da 2ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, 10 de novembro de 2011.
  • Desafios com a TI-Nspire: problemas que dão que pensar…, inserido na 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, 18 de junho de 2011.
  • Arte e Matemática – Origami: a arte de dobrar papel (com Helena Melo), Ciclos de Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores, 27 de março de 2009.
  • Explorando novos horizontes com o LaTeX…, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, 26 de janeiro de 2007.
  • Dando os primeiros passos com o Mathematica…, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, 28 de junho de 2006.
  • Sistemas de Identificação Modulares, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, 19 de maio de 2004.

WordPress Themes