Publicações
Artigos em revistas internacionais:
- Playing Symmetries. Portuguese Sidewalks (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), In Viana, V., Nagy, D., Xavier, J., Neiva, A., Ginoulhiac, M., Mateus, L. & Varela, P. (Eds.). “Symmetry: Art and Science | 12th SIS-Symmetry Congress [Special Issue]”. Symmetry: Art and Science (2022), 192-201.
- Exploring symmetry in rosettes of Truchet tiles (com Andreia Hall e Paulo Almeida), Journal of Mathematics and the Arts, Vol. 13, n.º 4 (2019), 308-335.
- Interlacing Mathematics and Culture: Symmetry in Traditional Pavements and Crafts (com Andreia Hall), Journal of Mathematics and Culture, Vol. 12, n.º 1 (2018), 28-46.
- Participatory Action Research in Higher Education Training (com Sandro Serpa, Carlos Miguel Ferreira e Ana Isabel Santos), International Journal of Social Science Studies, Vol. 6, n.º 6 (2018), 1-7.
- Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridade (com Lília Marcelino e Joana Rodrigues Rato), Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, Vol. XXVI, n.º 1 (2017), 119-144.
- Pisando Arte e Matemática em Lisboa (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), Convocarte – Revista de Ciências da Arte n.º 2 (2016), Tema do Dossier Temático – Arte e Geometria: Teorias, Aplicações e Derivações, 136-159.
- Mathematical Education and Interdisciplinarity: Promoting Public Awareness of Mathematics in the Azores (with João Miguel Ferreira), European Scientific Journal, August Special Edition (2015), 49–63.
- Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio (com José Manuel Cascalho e Rui Ferreira), Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2 (2015), 71–95.
- Patterns, Mathematics and Culture: The search for symmetry in Azorean sidewalks and traditional crafts, Recreational Mathematics Magazine 3 (2015), 51–72.
- Much or More? Experiments of Rationality and Spite with School Children (with Fabio Chalub and André d’Almeida), North American Journal of Psychology 16 (2014), nº1, 163-178.
- Indefinite numerical range of 3×3 matrices (with Natália Bebiano and João da Providência), Czech Math J. 59 (2009), nº 1, 221-239.
- Flat portions on the boundary of the indefinite numerical range of 3×3 matrices (with Natália Bebiano and João da Providência), Linear Algebra Appl. 428 (2008), nº11-12, 2863-2879.
Artigos em revistas nacionais:
- Jogos alusivos à primeira dezena na Educação Pré-Escolar (com Isabel Melo e Raquel Dinis), Jornal das Primeiras Matemáticas 19 (2022), 5-22.
- Histórias infantis na educação matemática pré-escolar (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 18 (2022), 5-25.
- O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico (com Carlos Pereira dos Santos, Elisabete Barbosa, Elsa Marques e Maria Leonor Rodrigues), Jornal das Primeiras Matemáticas 17 (2021), 5-49.
- À descoberta de padrões na educação pré-escolar (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 16 (2021), 5-28.
- Estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 16 (2021), 29-71.
- As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º ciclo (com Carlos Pereira dos Santos, Helena Martins, Luísa Silva e Maria de Fátima Areias), Jornal das Primeiras Matemáticas 15 (2020), 19-53.
- Diagramas de caule-e-folhas (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 15 (2020), 55-66.
- Algoritmo da multiplicação (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 14 (2020), 19-46.
- Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos: explorações no 2.º ano de escolaridade (com César Silva, Conceição Cordeniz, Filomena Rainha, Helena Martins, Luísa Silva e Maria de Fátima Areias), Jornal das Primeiras Matemáticas 13 (2019), 37-68.
- Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com Raquel Dinis e Sónia Pacheco), Jornal das Primeiras Matemáticas 13 (2019), 5-36.
- A introdução do conceito de fração em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 12 (2019), 5-28.
- Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com João Abreu e Raquel Dinis), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 65-106.
- Recursos didáticos promotores do sentido de número no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com Ana Rosa Furtado, João Duarte, Maria Paula Medeiros, Zélia Faria, Laudalina Silva, Hortense Fonseca e Paula Sousa), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 33-63.
- A multiplicação e a divisão em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 5-32.
- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básico (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 10 (2018), 31-50.
- Frações (parte II) (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 9 (2017), 35-56.
- A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras (com Ana Maria Lima, Carlos Pereira dos Santos, Conceição Lima Vaz), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 23-82.
- Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos (com Adolfo Fialho, Carla Medeiros e Ivo Jarimba), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 127-143.
- O lúdico na superação de dificuldades: a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar (com Adolfo Fialho e Sandra Couto Moura), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 95-106.
- Jogos matemáticos na educação pré-escolar: uma categorização e os princípios matemáticos do Raaapidoo e do Dobble (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 7 (2016), 77-104.
- Materiais estruturados para a educação matemática pré-escolar (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), Jornal das Primeiras Matemáticas 7 (2016), 27-76.
- Frações (parte I) (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 5 (2015), 41-74.
- Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 5 (2015), 23-39.
- Matemática na Educação Pré-Escolar: Esquemas todo-partes (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 4 (2015), 55-70.
- Matemática na Educação Pré-Escolar: A Primeira Dezena (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 3 (2014), 17-46.
- Propriedades e Critérios no Pré-Escolar (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 3 (2014), 3-16.
- Projeto “O Corpo Humano” (com Marie Stephanie Cabral), Jornal das Primeiras Matemáticas 2 (2014), 65-74.
- Cálculo Mental na Aula de Matemática: Explorações no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com José Cascalho e Rui Ferreira), Jornal das Primeiras Matemáticas 2 (2014), 52-64.
- Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor (com José Cascalho e Raquel Nogueira), Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 4-20.
- Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada (com José Cascalho e Diana Oliveira), Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 21-33.
- Matemática no quotidiano: o número de série das notas de Euro, Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 53-57.
- Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: Uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemática (com José Cascalho e Tânia Melo), Educação e Matemática 124 (2013), 12-18.
- Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática (com José Cascalho e Vanda Belém), Educação e Matemática 122 (2013), 29-33.
- O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância (com José Cascalho e Raquel Nogueira), Jornal de Mathemática Elementar 298 (2012), 5-12.
- Dando asas à criatividade com a TI-Nspire, Educação e Matemática 117 (2012), 37-40.
- Jogos ecológicos: uma experiência de matemática recreativa com alunos de Educação Básica, Jornal de Mathemática Elementar 296 (2012), 15-20.
Artigos em volumes de atas:
- Sidewalks of Lisbon and Azores (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Proceedings of Bridges 2023: Mathematics, Art, Music, Architecture, Culture, 2023, pp. 477–480.
- Kindergarten Activities for Early Mathematics (with Carlos Pereira dos Santos), Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium IV, 2016, pp. 49-77.
- Playing Symmetries: Sidewalks of Lisbon (with Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos and Jorge Nuno Silva), Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium IV, 2016, pp. 3-13.
- O Jogo e o Desenvolvimento de Competências Numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com José Manuel Cascalho e Raquel Nogueira), Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 9-13 Setembro, 2014, Lisboa, pp. 1383-1398.
- Symmetry Groups: Identifying Patterns in the Azorean Heritage (with Susana Goulart Costa and Vera Moniz), Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium III, April 3-6, 2013, Ponta Delgada, Portugal, pp. 93-104.
- Problem Solving Through Crafts and Challenges (with Marie Stephanie Cabral and José Cascalho), Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium III, April 3-6, 2013, Ponta Delgada, Portugal, pp. 23-40.
- The Elliptical and the Hyperbolical Range Theorems Revisited (with Natália Bebiano and João da Providência), Proceedings of International Conference on Engineering and Mathematics (ENMA 2007), July 9-11, Bilbao, Spain, pp. 15-22.
Livros:
-
- Arte com Matemática: Uma análise dos padrões do artesanato faialense, Junta de Freguesia da Matriz, 2017.
-
- Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar (coord. com Ana Paula Garrão e Margarida Raposo Dias), Letras Lavadas Edições, 2015. [Artigo no jornal Atlântico Expresso, de 8 de junho de 2015; Índice do livro]
-
- Grupos de Simetria: Identificação de Padrões no Património Cultural dos Açores (com Susana Goulart Costa e Vera Raposo Moniz), Associação Ludus/Apenas Livros, 2015. [Entrevista ao jornal Atlântico Expresso, 15 de junho de 2015; Telejornal (RTP Açores), 20 de junho de 2015; Índice do livro]
Capítulos de livros:
-
- Explorar e Investigar na Aula de Matemática: do Jogo às Novas Tecnologias, In Formação Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional (Org. Emanuel Oliveira Medeiros), Horizontes Pedagógicos, Edições Piaget, 2016, pp. 205-222.
-
- As simetrias das calçadas dos Açores, In Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar (Coord. Ana Paula Garrão, Margarida Raposo Dias e Ricardo Cunha Teixeira), Letras Lavadas Edições, 2015, pp. 271-292.
-
- A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática (com Marie Stephanie Cabral, José Cascalho e Margarida Serpa), In Resolução de Problemas em Contexto Escolar (Coord. Margarida Serpa, Suzana Caldeira e Carlos Gomes), Edições Colibri, 2013, pp. 107-156.
-
- Matemática e Cidadania: passado, presente e futuro (com Ana Paula Garrão e Helena Melo), In Educação, Cultura(s) e Cidadania (Coord. Emanuel Oliveira Medeiros), Edições Afrontamento, 2009, pp. 121-129.
Colaboração em livro:
-
- Análise Complexa: com aplicações e laboratórios de Mathematica (de Natália Bebiano da Providência, com a colaboração de R. Teixeira e J. P. Providência), Colecção Trajectos/Ciência, Editora Gradiva, 1.ª edição em 2009, 2.ª edição em 2012.