Matemática Elementar
Educação Pré-Escolar
Visão global dos grandes temas:
- Kindergarten Activities for Early Mathematics (com Carlos Pereira dos Santos), Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium IV, 2016, 49-77.
Propriedades e critérios:
- Propriedades e Critérios no Pré-Escolar (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 3 (2014), 3-16.
Números:
- Matemática na Educação Pré-Escolar: A Primeira Dezena (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 3 (2014), 17-46.
- Matemática na Educação Pré-Escolar: Esquemas todo-partes (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 4 (2015), 55-70.
- Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 5 (2015), 23-39.
Padrões:
- À descoberta de padrões na educação pré-escolar (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 16 (2021), 5-28.
Materiais e jogos:
- Jogos alusivos à primeira dezena na Educação Pré-Escolar (com Isabel Melo e Raquel Dinis), Jornal das Primeiras Matemáticas 19 (2022), 5-22.
- Histórias infantis na educação matemática pré-escolar (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 18 (2022), 5-25.
- Materiais estruturados para a educação matemática pré-escolar (com Alda Carvalho, Carlos Pereira dos Santos e Jorge Nuno Silva), Jornal das Primeiras Matemáticas 7 (2016), 27-76.
- Jogos matemáticos na educação pré-escolar: uma categorização e os princípios matemáticos do Raaapidoo e do Dobble (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 7 (2016), 77-104.
- O lúdico na superação de dificuldades: a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolar (com Adolfo Fialho e Sandra Couto Moura), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 95-106.
- O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância (com José Cascalho e Raquel Nogueira), Jornal de Mathemática Elementar 298 (2012), 5-12.
- Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada (com José Cascalho e Diana Oliveira), Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 21-33.
1.º Ciclo do Ensino Básico
Princípios Orientadores:
- Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com Raquel Dinis e Sónia Pacheco), Jornal das Primeiras Matemáticas 13 (2019), 5-36.
Números:
- As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º ciclo (com Carlos Pereira dos Santos, Helena Martins, Luísa Silva e Maria de Fátima Areias), Jornal das Primeiras Matemáticas 15 (2020), 19-53.
- Estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 16 (2021), 29-71.
- A multiplicação e a divisão em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 5-32.
- Algoritmo da multiplicação (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 14 (2020), 19-46.
- A introdução do conceito de fração em imagens: explorações no 2.º ano de escolaridade (com Carlos Pereira dos Santos, Cláudia Carreiro, Eduarda Correia e João Patrício), Jornal das Primeiras Matemáticas 12 (2019), 5-28.
- Frações (parte I) (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 5 (2015), 41-74.
- Frações (parte II) (com Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 9 (2017), 35-56.
Geometria e Medida:
- Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos: explorações no 2.º ano de escolaridade (com César Silva, Conceição Cordeniz, Filomena Rainha, Helena Martins, Luísa Silva e Maria de Fátima Areias), Jornal das Primeiras Matemáticas 13 (2019), 37-68.
- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básico (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 10 (2018), 31-50.
Dados:
- Diagramas de caule-e-folhas (com Alda Carvalho e Carlos Pereira dos Santos), Jornal das Primeiras Matemáticas 15 (2020), 55-66.
Resolução de Problemas:
- A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras (com Ana Maria Lima, Carlos Pereira dos Santos, Conceição Lima Vaz), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 23-82.
- O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico (com Carlos Pereira dos Santos, Elisabete Barbosa, Elsa Marques e Maria Leonor Rodrigues), Jornal das Primeiras Matemáticas 17 (2021), 5-49.
Materiais e jogos:
- Recursos didáticos promotores do sentido de número no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com Ana Rosa Furtado, João Duarte, Maria Paula Medeiros, Zélia Faria, Laudalina Silva, Hortense Fonseca e Paula Sousa), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 33-63.
- Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com João Abreu e Raquel Dinis), Jornal das Primeiras Matemáticas 11 (2018), 65-106.
- Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos (com Adolfo Fialho, Carla Medeiros e Ivo Jarimba), Jornal das Primeiras Matemáticas 8 (2017), 127-143.
- Projeto “O Corpo Humano” (com Marie Stephanie Cabral), Jornal das Primeiras Matemáticas 2 (2014), 65-74.
- Cálculo Mental na Aula de Matemática: Explorações no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com José Cascalho e Rui Ferreira), Jornal das Primeiras Matemáticas 2 (2014), 52-64.
- Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor (com José Cascalho e Raquel Nogueira), Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 4-20.
- Matemática no quotidiano: o número de série das notas de Euro, Jornal das Primeiras Matemáticas 1 (2013), 53-57.