Sesquicentenário do nascimento de Bertrand Russell

Um matemático, filósofo, ensaísta, historiador, lógico, liberal, socialista e um pacifista. No dia 18 de maio de 2022 comemoram-se os 150 anos do seu nascimento.

Betrand Russell escreveu, num ensaio de 1919 a propósito da matemática poder ser uma forma de arte, que “se corretamente observada, ela possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza — uma beleza fria, austera, sem os belos ornamentos da pintura ou da música, mas sublimemente pura.”

Matemáticos dedicados ao estudo dos conjuntos descobriram que nas teorias cantorianas dos conjuntos existiam várias contradições. Por volta de 1900 foi descoberto o principal dos paradoxos da Teoria dos Conjuntos, o paradoxo de Russell. Foram Russell e Ernst Zermelo, quem descobriram este que é um dos paradoxos mais famosos da história da humanidade: “o conjunto de todos os conjuntos que não são membros de si mesmo”.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1950.

O encontro irá realizar-se no dia 18 de maio de 2022 no formato online a partir das 16h00 – hora dos Açores.

Programa:

16h00 – Abertura

16h10 – Doutor Bruno Jacinto

17h00 – Doutora Maria Leonor Sampaio da Silva

17h20 – Doutor Francisco Martins

17h40 – Diálogo/Questões

18h00 – Encerramento

-x-x-x-x-x-

Ligação para o evento:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82094119038

Inscrições (certificado)

 eventosvariados22@gmail.com

-x-x-x-x-x-

Notas Biográficas dos Oradores:

Doutor Bruno Jacinto

Bruno Jacinto é Investigador Júnior da FCT no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), sediado no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Membro externo do Centro de Filosofia Matemática de Munique da Ludwig-Maximilians-Universität München. Anteriormente, foi pós-doutorando no Centro de Filosofia Matemática de Munique e, antes disso, foi professor assistente no Departamento de Filosofia da Universidade de St Andrews. Atualmente é membro do Seminário de Jovens Investigadores da Academia das Ciências de Lisboa.

Doutorou-se em Filosofia no Arché Research Centre, e no Programa Conjunto das Universidades de St Andrews e Stirling. Mestre em Lógica no Instituto de Lógica, Linguagem e Computação da Universidade de Amsterdão. Foi professor visitante no Departamento de Linguística e Filosofia do MIT e na Universidade de Oslo.

A sua pesquisa incide nas áreas de filosofia da matemática e lógica, metafísica, epistemologia e filosofia da linguagem. Entre os seus projetos atuais está o desenvolvimento do Logicismo Neo-russeliano, uma nova forma de logicismo sobre matemática. Está ligado a projetos sobre a metafísica e normatividade dos graus subjetivos de crença, a metafísica da modalidade, a semântica das variáveis, equivalência teórica na metafísica e a normatividade da lógica. Também trabalhou na semântica de construções de ‘saber o quê’, estabilidade teórica de prova e mereologia hilomórfica.

Doutora Maria Leonor Sampaio da Silva

Nascida em Ponta Delgada, Leonor Sampaio da Silva é doutorada em Estudos Anglo-americanos, especialidade de Cultura Inglesa, pela Universidade dos Açores, onde leciona disciplinas de Cultura Contemporânea, Literatura e Tradução. A sua tese de doutoramento incidiu sobre o projeto cultural de Bertrand Russell.

Na Universidade dos Açores, foi diretora do Centro de Línguas e Culturas Anglófonas, do Gabinete de Tradução e Consultoria Linguística, e Coordenadora da Academia Gulbenkian do Conhecimento. É, presentemente, responsável pelo Protocolo e Cerimonial Académico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Além das publicações académicas, nacionais e internacionais, nas suas áreas de interesse (estudos da cultura, tradução, diálogos da literatura com outras artes, utopias), possui também obra literária. Neste campo, recebeu em 2014 o Prémio de Humanidades Daniel de Sá.

Doutor Francisco Cipriano da Cunha Martins

Francisco Cipriano da Cunha Martins, natural da ilha Terceira, concelho de Angra do Heroísmo, é Professor Associado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores. Foi Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Matemática Informática na Universidade dos Açores em Fevereiro de 1995. Antes de se tornar professor assistente do Departamento de Matemática na Universidade dos Açores em 1997, era funcionário e depois consultor do Banco Comercial dos Açores/Banco Internacional do Funchal na área de Sistemas de Informação, cargo que desempenha desde 1990. Efectuou provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, com a tese intitulada “Computação com Redes Idiotípicas”’ e relatório de aula com o tema “Combinadores e Computabilidade”. Universidade dos Açores em Março de 2000. Doutorou-se em Informática (ramo de teoria da computação) na Faculdade de Ciências de Lisboa em Janeiro de 2006, com uma dissertação em controlo estático de políticas de segurança em sistemas distribuídos. Suas áreas de interesse são: Linguagens de programação, Concorrência, Sistemas de tipos e Redes de Sensores.

Atualmente é o Presidenta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

Cartaz do evento

WordPress Themes