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PERGUNTAS FREQUENTES
1. Onde funciona este curso?
O curso funciona totalmente online, sem sessões presenciais. Pode frequentá-lo em qualquer parte do mundo onde disponha de um computador com uma boa ligação à internet.
2. Para que serve este curso?
A resposta mais curta e simples é a seguinte: serve para aprender a ensinar à distância.
Por outras palavras, o curso está orientado para o desenvolvimento de competências pedagógicas e tecnológicas que permitam ensinar a distância, trabalhando em ambientes de e-learning e b-learning.
Desenvolve competências pedagógicas, de tutoria, avaliação e gestão em contextos – formais e não formais – nos quais se recorra, total ou parcialmente, a meios eletrónicos de ensino/ formação a distância.
3. E para que servem essas competências, e os conhecimentos a elas associados, na sociedade comtemporânea?
Ao contrário do que acontece com muitas outras áreas, o e-learning está em grande expansão a nível global. Nos Estados Unidos da América mais de 30% dos estudantes do ensino superior já frequenta disciplinas online. Prevê-se que em 2020 serão cerca de 50%. Na Europa, o panorama é semelhante. Na América do Sul e na Ásia, o ensino a distância tem crescido a um ritmo impressionante. Em África, assiste-se a uma consolidação de projetos de grande qualidade nesta área.
No ensino não superior, o b-learning é uma realidade incontornável. No mundo empresarial, verifica-se que as grandes empresas realizam uma porção cada vez mais significativa (chegando, em alguns casos, a 100% ou quase) da formação do seu pessoal online. Por outro lado, centros de formação e outras entidades formadoras virtualizam uma porção cada vez maior da sua oferta formativa, o que as impele a recrutar formadores competentes em e-learning.
Tudo isto representa um grande leque de oportunidades em termos de desenvolvimento profissional e empregabilidade.
4. Quem se pode candidatar à frequência deste curso?
Podem candidatar-se titulares do grau de licenciado ou habilitação legalmente equivalente.
Professores e formadores ficarão aptos a lecionar disciplinas ou módulos em ambientes de e-learning e b-learning; profissionais de educação de infância poderão desenvolver ferramentas facilitadoras da comunicação com as famílias das crianças; empreendedores e gestores com responsabilidades nas áreas da formação e da avaliação poderão explorar novas oportunidades de desenvolvimento das suas atividades; profissionais da área da comunicação social e áreas afins poderão tirar especial partido do desenvolvimento de recursos digitais mobilizáveis em diversos contextos de comunicação.
5. Qual o período de candidatura?
Este curso não será oferecido em 2018/19. Se considera a possibilidade de concorrer para a edição de 2019/20, pode pedir informações adicionais ao diretor do curso, cujo endereço eletrónico se encontra no final desta página.
6. Na candidatura a este curso, como é garantido o reconhecimento de habilitações obtidas fora de Portugal?
Os documentos comprovativos de habilitações obtidas fora de Portugal devem ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer com as traduções de documentos cuja língua original seja diferente da espanhola, francesa ou inglesa.
7. Que unidades curriculares inclui o plano de estudos do curso?
No primeiro semestre o curso inclui as seguintes unidades curriculares:
Recursos tecnológicos para o e-learning; Modelos de e-learning; Contextos, necessidades e oportunidades de e-learning; Design educacional para ambientes de e-learning; Comunicação mediatizada.
No segundo semestre o curso inclui as seguintes unidades curriculares:
Currículo e avaliação em e-learning; Aprendizagem cooperativa e organização de ambientes de e-learning; Construção do conhecimento na sociedade em rede; Projeto em e-learning; Opção.
8. Qual o valor da propina?
O valor da propina para o ano académico de 2017/18 foi 1.100 euros, por todo o curso, podendo ser pago de uma só vez, ou então em duas, três ou quatro prestações.
9. Qual o horário de funcionamento do curso?
O horário de funcionamento do curso é o mais flexível que se possa imaginar, na medida em que o trabalho será baseado em atividades assíncronas de aprendizagem. Há prazos a cumprir mas, desde que esses prazos sejam respeitados, a maior parte das tarefas (para as quais há orientação e acompanhamento dos docentes, obviamente) pode ser realizada a qualquer hora do dia ou da noite.
Esta lógica de organização baseia-se num modelo de ensino a distância já implementado no primeiro ano do curso e anteriormente testado em unidades curriculares de outros cursos. Clique AQUI para ler e ouvir testemunhos de ex-alunos.
10. Como funciona a avaliação dos alunos do curso?
Sem prejuízo da possibilidade de realização de alguns trabalhos de maior envergadura, a avaliação baseia-se sobretudo em pequenos trabalhos, realizados ao longo do semestre, no âmbito de módulos de curta duração, nos quais se estruturam as unidades curriculares.