Quarta-feira, 26 of Setembro of 2018

Apresentação

O Mestrado em Matemática para Professores, organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, é fundamentalmente dirigido a Professores de Matemática do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Foi concebido a pensar nos docentes profissionalizados, integrados na carreira, e interessados em enriquecer os seus conhecimentos de Matemática.

Uma formação sólida e contínua na área de Matemática é fundamental para o ensino desta disciplina.  A introdução generalizada de computadores nas salas de aula torna necessário fazer chegar aos professores formação, quer no domínio do uso dos recursos tecnológicos, quer na utilização de software específico no âmbito da Matemática.

O programa de estudos do Mestrado em Matemática para Professores visa esta formação, procurando fazer uso dos conhecimentos adquiridos, quer ao longo da formação inicial, quer da experiência profissional. Haverá a possibilidade de funcionamento do curso em regime b-learning.

Nas unidades curriculares serão contemplados:

  • O rigor da linguagem matemática;
  • A evolução do pensamento matemático;
  • Aplicações em estreita ligação aos conteúdos curriculares dos ensinos básico e secundário;
  • O uso de recursos tecnológicos.

Serão propostos, ao longo dos dois anos letivos, seminários, workshops e oficinas de trabalho, organizados por temáticas sugeridas pelos intervenientes na 2ª edição do Mestrado em Matemática para Professores. A realçar que estes eventos poderão ter como personalidades convidadas, para além de professores universitários, professores dos ensinos básico e secundário com mestrado.

A dissertação do Mestrado será sobre um tema adequado, aprovado pela Comissão Científica da 2ª edição do Mestrado.