Publicações

  • Artigos

    . Sousa, F. (2018). O currículo para a educação pré-escolar entre o específico e o comum: o caso das OCEPE. Revista de Estudos Curriculares, 9 (1), 24-44. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/issue/view/6/showToc

    . Sousa, F. (2018). A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, 3 (1), 227-244. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/issue/view/42

    . Sousa, F. e Palos, A. C. (2018). Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, 11 (4), 581-593. http://brajets.com/index.php/brajets/article/view/515

    . Silveira, C. e Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. Revista Transmutare, 3 (1), 4-18. https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4-18

    . Sousa, F. (2016). Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project. Educational Research and Evaluation, 22 (3-4), 234-250. DOI: 10.1080/13803611.2016.1247723

    . Oliveira, L., Poínhos, R., Sousa, F. e Silveira, M. G. (2016). Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionais. Acta Portuguesa de Nutrição (7), 32-37.

    . Sousa, F. (2016). Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE. European Journal of Curriculum Studies, 3 (1), 407-417. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/127/64

    . Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, 5 (I), 79-97, http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index

    . Sousa, F.; Mira-Leal, S. e Cabral, A. P. (2011). Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal. Nuances: estudos sobre Educação, 20 (21) , 16-42, http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1088/1097.

    . Morgado, J. C. & Sousa, F. (2010). Teacher evaluation, curricular autonomy and professional development: Trends and tensions in the Portuguese educational policy. Journal of Education Policy, 25 (3), 369-384.

    . Sousa, F. (2010). A investigação enquanto prática de deliberação curricular: O caso do projecto ICR. Interacções (14), 32-56, http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/414/368

    . Sousa, F.; Balbino, A.; Coelho, A. e Correia, S. (2009). A importância das histórias contadas pelas famílias no desenvolvimento das competências linguísticas: Um estudo com crianças de quatro anos. Arquipélago Ciências da Educação (10), 259-279.

    . Sousa, F. e Roldão, M. C. (2009). Projecto Qualis: Que lugar para as questões curriculares? Arquipélago Ciências da Educação (10), 59-83.

    . Sousa, F. (2007). Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: two alternative scenarios. Transnational Curriculum Inquiry, 4 (2), 1-10, http://ojs.library.ubc.ca/index.php/tci/issue/view/23.

    . Sousa, F. (2007). Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: dois cenários alternativos. Transnational Curriculum Inquiry, 4 (2), 11-22, http://ojs.library.ubc.ca/index.php/tci/issue/view/23.

    . Sousa, F. (2005). Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa. Arquipélago – Ciências da Educação (6), 81-106.

    . Sousa, F. (2004). Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância. Infância e Educação Investigação e Práticas (6), 73-88.

    . Sousa, F. (2004). “Pedagogia por competências” e “pedagogia por objectivos”: Que relação? Revista de Estudos Curriculares, 2 (1), 121-140.

    . Sousa, F. (2003). Pequenas e grandes escolas, agrupamentos e respectivos projectos educativos: Alguns problemas na teorização sobre diferentes realidades organizativas. Arquipélago Ciências da Educação (4), 11-38.

    . Sousa, F. (2000). Reconstructing children’s experience when teaching and assessing them: Lessons from Dewey. Journal of Early Childhood Teacher Education, 21 (3), 313-320.

    . Sousa, F. (1998). Decisão sobre os efeitos da avaliação: Uma situação dilemática a abordar na formação de professores do 1º ciclo do ensino básico. INOVAÇÃO – Revista do Instituto de Inovação Educacional, 11 (1), 99-108.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Livros – autor

    Sousa, F. (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora.

    Livros – organizador

    Sousa, F., Alonso, L. & Roldão, M. C. (Orgs.) (2013), Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.

    Capítulos de livros

    . Sousa, F. (2018). Using action research and an imported conceptual framework to study the individual dimension of curriculum relevance. In J. Calder & J. Foletta (Eds.). (Participatory) Action Research: Principles, approaches and applications (pp. 151-176). New York: Nova Science Publishers.

    . Sousa, F. (2018). Is action research necessarily collaborative? Changing mutuality within a project. In J. Voogt & J. Pieters (Eds.). Teacher learning through teacher teams (pp. 120-136). Abindgon, Oxon: Routledge.

    . Sousa, F. (2018). Diferença e relevância no currículo: diferenciar em função da relevância? In M. Aguiar, A. F. Moreira e J. A. Pacheco (Orgs.). Currículo, entre o comum e o singular (pp. 127-143). Recife: ANPAE.

    . Sousa, F. (2015). Currículo, conhecimento e a disciplina de Estudos Curriculares. In J. C. Morgado, G. L. Mendes, A. F. Moreira e J. A. Pacheco (Orgs.). Currículo, internacionalização e cosmopolitismo: desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasileiros, Vol. I (pp. 209-222). Santo Tirso: De Facto Editores.

    . Sousa, F. (2014). Nuances in the embedment of ESDGC in the Azorean curriculum. In M. Thomas (Ed.), A child’s world: contemporary issues in education (pp. 268-287). Aberystwyth: CAA, Aberystwyth University.

    . Sousa, F., Castanho, G., & Morgado, J. C. (2014). Portugal – Formação de professores com vocação atlântica. In P. M. Rabensteiner & G. Rabensteiner (Eds.), Education (pp. 17-32). Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren.

    . Sousa, F., Castanho, G., & Morgado, J. C. (2014). Portugal – Teacher education with an Atlantic flavor. In P. M. Rabensteiner & G. Rabensteiner (Eds.), Education (pp. 33-47). Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren.

    . Alonso, L. & Sousa. F. (2013). Integração e relevância curricular. In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), Investigação para um currículo relevante (pp. 53-72). Coimbra: Almedina.

    . Eugénio, S., Oliveira, M. & Sousa. F. (2013). O papel das narrativas na construção da identidade profissional. In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), Investigação para um currículo relevante (pp. 179-196). Coimbra: Almedina.

    . Sousa. F. (2013). Portugal – The mirage of curricular autonomy. In W. Kuiper & J. Berkvens (Eds.), Balancing curriculum regulation and freedom across Europe (pp. 189-210). Enschede, the Netherlands: SLO.

    . Sousa. F. (2013). Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular. In Morgado, J. C., Santos L. & Paraíso, M. (Orgs.), Estudos Curriculares: Um debate contemporâneo (pp. 65-79). Curitiba: CRV.

    . Sousa. F. (2012). “Se já havia lá gente, eu acho que foi uma redescoberta”: Procurando oportunidades de diferenciação curricular inclusiva em uma escola portuguesa. In A. Fetzner (Org.), Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas (pp. 49-80). Rio de Janeiro: Wak.

    . Godinho, A. I.; Rodrigues, A. F. & Sousa. F. (2012). Formação ambiental de educadores de infância: Um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem. In R. Gabriel (Coord.), Abordagens do ambiente em contexto educativo (pp. 11-55). Parede: Princípia.

    . Pacheco, C.; Sousa. F. & Gabriel, R. (2012). “As crianças ainda são imaturas” – Perspetivas dos educadores de infância sobre a abordagem de temáticas ambientais nos jardins de infância dos Açores. In R. Gabriel (Coord.), Abordagens do ambiente em contexto educativo (pp. 119-175). Parede: Princípia.

    . Sousa. F. (2011). Formação pedagógica de formadores: O papel da Teoria e Desenvolvimento Curricular . In S. Mira-Leal & S. N. Caldeira (Orgs.), Formação de adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise (pp. 43-63). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.

    . Sousa, F. (2011). The importance of curriculum theory and development in the construction of an inclusive approach to difference. In D. Potolea, L. Ciolan, I. Neacsu & I. Rusenescu (Eds.), Enhancing Curriculum Relevance (pp. 31-59).  Bucharest: Editura Universitara.

    . Sousa, F. (2011). A diferenciação como princípio de organização curricular. In P. Torriglia, M. Stemmer, M. Cisne & V. Ortigara (Orgs.), IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares – Conferências (pp. 401-432). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

    . Sousa, F. (2007). Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açoriana. In D. Rodrigues (Org.), Investigação em Educação Inclusiva (Vol. 2, pp. 93-119). Lisboa: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.

    . Sousa. F. (2007). Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado & A. F. Moreira (Orgs.), Globalização e (des)igualdades: Desafios contemporâneos (pp. 201-217). Porto: Porto Editora.

    . Sousa, F. (2000). Formar educadores para a diferenciação curricular e para a equidade: Uma preocupação da Universidade dos Açores. In M. C. Roldão e R. Marques (Orgs.), Inovação, currículo e formação (pp. 89-100). Porto: Porto Editora.

     

     

     

     

     

     

    Comunicações

    (as comunicações assinaladas com [*] encontram-se publicadas em livros de atas, sendo referidas como tal mais adiante)

    . Sousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/ III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil [*].

    . Silveira, C. e Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/ III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil [*].

    . Sousa, F. e Rodrigues, H. (2018). Um caso de aplicação da abordagem TOPA no ensino da Física e da Química: da génese à disseminação. Comunicação apresentada ao II Encontro Regional de Tecnologias na Educação, Vila de São Sebastião, Açores.

    . Sousa, F. (2018). Conceções de currículo em que assentam as OCEPE: o explícito e o implícito. Comunicação apresentada ao XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Coimbra.

    . Sousa, F. (2018). Entre o comentário em vão e a regulação eficaz: afinações num modelo curricular de ensino a distância. Comunicação apresentada ao XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Coimbra.

    . Sousa, F. (2018). Orientações curriculares para a educação pré-escolar entre o comum e o específico. Comunicação apresentada ao XIII Colóquio sobre questões curriculares, IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, Lisboa.

    . Sousa, F. (2018). Oficinas no ensino básico: oásis de relevância curricular? Comunicação apresentada ao XIII Colóquio sobre questões curriculares, IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, Lisboa.

    . Dinis, R. e Sousa, F. (2018). Conceção de estratégias de ensino e materiais pedagógicos para uma oficina de formação: que tendências? Comunicação apresentada ao XIII Colóquio sobre questões curriculares, IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, Lisboa.

    . Sousa, F. (2017). Curriculum and subjectivity: between denial and assertion. Comunicação apresentada à VII International Conference on Curriculum Studies, Braga.

    . Oliveira, L. e Sousa, F. (2017). Importância atribuída pelos alunos e encarregados de educação à introdução de temáticas relacionadas com os alimentos funcionais no currículo escolar. Poster apresentado no XIX Congresso Anual  da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Matosinhos.

    . Sousa, F. (2016). Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica. Comunicação apesentada ao XII Colóquio sobre questões curriculares,  VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, Recife, Brasil [*].

    . Sousa, F. (2016). Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação. Comunicação apesentada ao XII Colóquio sobre questões curriculares,  VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, Recife, Brasil [*].

    . Oliveira, L. e Sousa, F. (2016). Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúde. Poster apresentado ao XVIII Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Porto.

    . Oliveira, L. e Sousa, F. (2016). Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada ao FIPED Portugal VI – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Oliveira, L.; Sousa, F. e Silveira, M. G. (2015). Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantes. Comunicação apresentada ao 19.º Congresso Português de Obesidade, Lisboa.

    .  Sousa, F. (2015). The emergence of a curriculum model for online learning in a context of late investment in distance education. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Budapest.

    . Sousa, F. (2015). Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE. Paper presented at the II European Conference on Curriculum Studies. Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices, Porto [*].

    . Pinto, S. C. e Sousa, F. (2015). Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensiva. Comunicação apresentada ao 2.º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura” , Vila Nova de Gaia [*].

    . Cabral, D. e Sousa, F. (2015). As tecnologias da informação e comunicação no ensino da história e da geografia: inclusão ou exclusão digital? Comunicação apresentada ao FIPED Portugal V – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Cordeiro, P. e Sousa, F. (2015). Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história. Comunicação apresentada ao FIPED Portugal V – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Faria, J. e Sousa, F. (2015). A relevância curricular no ensino de história: a importância das TIC. Comunicação apresentada ao FIPED Portugal V – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2015). Currículo escolar – uma questão política (e não só). Conferência proferida no âmbito do Ciclo de Conferências “Currículo escolar – uma questão essencialmente política?”, promovido pela FENPROF, Ponta Delgada.

    . Sousa, F. (2014). A escola e o currículo relevante. Comunicação apresentada ao VII Encontro Estadual dos Municípios em Ciclos do Rio de Janeiro/ IV Encontro Nacional das Escolas em Ciclos/ I Encontro Internacional sobre a Organização Escolar, Rio de Janeiro (Brasil).

    . Sousa, F. (2014). Investigação de desenvolvimento: desenvolvimento de quê e para quê? Comunicação apresentada ao FIPED Portugal IV – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Jaques, E.; Rocha, P.; Gomes, S. e Sousa, F. (2014). Investigação sobre métodos de ensino: contributo para a afinação de um instrumento de observação. Comunicação apresentada ao FIPED Portugal IV – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2014). Professores investigadores e formação inicial – o modelo formativo da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores. Comunicação apresentada ao II Workshop “Professores Investigadores”, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2014). Professores investigadores e formação contínua – no rescaldo do proejto ICR. Comunicação apresentada ao II Workshop “Professores Investigadores”, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2014). As escolas como espaços de investigação e desenvolvimento – questões emergentes em duas escolas açorianas. Comunicação apresentada ao II Workshop “Professores Investigadores”, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2014). Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRC. Paper presented at the International Conference A Child’s World – Next Steps, Aberystwyth (Wales).

    . Sousa, F. (2014). The mirage of curricular autonomy. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Porto.

    . Sousa, F. (2014). Is action research necessarily collaborative? Discussing some findings from the RRC project. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Porto.

    . Sousa, F. (2014). Studying the development of an online course on Curriculum: implications for the students’ workload in light of the Bologna principles. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Porto.

    . Sousa, F. e Morgado, J. C. (2014). Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas. Comunicação apresentada ao XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real [*].

    . Sousa, F. (2014). Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular “online”: consolidação de um modelo. Comunicação apresentada ao XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real [*].

    . Sousa, F. (2014). Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular “online”: a importância da avaliação formativa. Comunicação apresentada ao XI Colóquio sobre questões curriculares,  VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, Braga [*].

    . Sousa, F. e Palos, A. C. (2014). Formar professores investigadores: que margem de manobra no plano curricular? Comunicação apresentada ao XI Colóquio sobre questões curriculares,  VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares, Braga [*].

    . Sousa, F. (2013). CTD-O: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it. Paper presented at the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga [*].

    . Alonso, L. & Sousa, F. (2012). A emergência de uma política curricular nos Açores: Sentidos e interrogações. Comunicação apresentada ao XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa [*].

    . Palos, A. C. & Sousa, F. (2012). Azorean children’s engagement with rural communities in the age of globalization: Folklore, resistance or global citizenship on a small scale? Paper presented at the International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future, Aberystwyth (Wales).

    . Sousa, F. (2012). Nuances in the embedment of ESDGC in the regional curriculum of the Azores. Paper presented at the International Conference A Child’s World – Working Together for a Better Future, Aberystwyth (Wales).

    . Sousa, F. (2012). Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: Reflexões sobre uma experiência de e-learning. Comunicação apresentada no Encontro sobre Ensino e Aprendizagem Virtual, Ponta Delgada.

    . Sousa, F. (2012). Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular. Comunicação apresentada ao X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio luso-brasileiro de currículo, Belo Horizonte (Brasil).

    . Sousa, F. (2012). Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda? Comunicação apresentada ao X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio luso-brasileiro de currículo, Belo Horizonte (Brasil) [*].

    . Sousa, F. (2012). Insularism and curriculum: Trends in Atlantic Islands. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Cádiz (Spain).

    . Sousa, F. (2012). The project RRC: A partnership based on action research. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Cádiz (Spain).

    . Sousa, F. (2011). Teaching and researching: Conjunctions and disjunctions in our struggle for a relevant curriculum. Paper presented at the International Conference “Enhancing Curriculum Relevance”, Bucharest.

    . Sousa, F. (2011). Que lugar para a Teoria e Desenvolvimento Curricular na formação pedagógica de formadores em Portugal? Comunicação apresentada ao IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda[*].

    . Sousa, F. e Mira-Leal, S. (2011). A relevância do currículo no ensino básico: Contributos de um projecto de investigação-acção. Comunicação apresentada ao IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda[*].

    . Sousa, F.; Melo, R.  and Svendsen, E. (2011). Schools’ ownership of the curriculum and their self-evaluation: Findings from two European regions. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Berlin (Germany).

    . Sousa, F. and Kučerová, S. (2011). Territorial inequality and school-based curriculum: Voices from Portuguese and Czech rural schools . Paper presented at the European Conference on Educational Research, Berlin (Germany).

    . Sousa, F. (2010). Políticas curriculares na tensão entre o global e o local: Que possibilidades de avaliação? Comunicação apresentada ao XXII Colóquio da ADMEE – Europa, Braga.

    . Sousa, F. (2010). Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidade. Comunicação apresentada ao V Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Porto[*].

    . Sousa, F. & Machado, O. (2010). Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: O contributo do projecto ICR. Comunicação apresentada ao V Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Porto[*].

    . Sousa, F. (2010). Um currículo regional relevante é também internacional. Comunicação apresentada ao Colóquio luso-romeno sobre questões curriculares, Praia da Vitória.

    . Sousa, F. and Rusenescu, Ileana (2010). School culture and relevance of the curriculum: Consolidation and expansion of an action research project. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Helsinki (Finland).

    . Sousa, F. (2010). Avaliação de escolas: De obrigação burocrática a instrumento de melhoria. Comunicação apresentada ao II Colóquio sobre avaliação de escolas, Angra do Heroísmo.

    . Abreu, N., Cota Rodrigues, F. e Sousa, F. (2009). Saída de campo: Uma experiência de educação ambiental na ilha de Santa Maria. Comunicação apresentada ao Colóquio “No caminho das didácticas: Saberes, experiências e inovação”, Ponta Delgada.

    . Abreu, N., Sousa, F. e Cota Rodrigues, F. (2009). Aprender em saídas de campo é possível: Relatos de uma experiência em Santa Maria. Comunicação apresentada ao VIII Encontro de Inovação Educacional, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. e Roldão, M. C. (2009). Auto-Avaliação das organizações educativas açorianas: A incipiente abordagem às questões curriculares no projecto Qualis. Comunicação apresentada ao X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança [*].

    . Sousa, F. e Silva, F. (2009). Cidadania e relevância do currículo: O contributo do projecto ICR. Comunicação apresentada ao X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança [*].

    . Sousa, F. & Silva, F. (2009). Towards a relevant curriculum: Recent outcomes from an action research project. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Vienna (Austria).

    . Sousa, F. e Valadão, F. (2008). Que relevância reconhecem as crianças no currículo? Trilhando um percurso de investigação-acção. Comunicação apresentada ao 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga [*].

    . Sousa, F. (2008). Currículo e cidadania: o papel da diferenciação curricular. Comunicação apresentada no Encontro “A cidadania na formação da ‘pessoa’ e no currículo”, Escola Básica Integrada dos Biscoitos.

    . Sousa, F. (2008). A diferenciação como princípio de organização curricular. Comunicação apresentada ao IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Florianópolis (Brasil) [*].

    . Sousa, F. (2008). Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva: Oportunidades assinaladas numa escola portuguesa. Comunicação apresentada ao IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Florianópolis (Brasil) [*].

    Sousa, F. e Roldão, M. C. (2008). Projecto Qualis – Que lugar para as questões curriculares? Comunicação apresentada ao Colóquio sobre Avaliação de Escolas, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2008). Exploring opportunities for an inclusive approach to curriculum differentiation. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Göteborg (Sweden).

    . Sousa, F. (2008). Producing (more or less inclusive) discourses on identity and difference: What role can Curriculum Theory and Development play?. Paper presented at the European Conference on Educational Research, Göteborg (Sweden).

    . Sousa, F. (2007). Children’s cultures and the formal curriculum: Bridges built and bridges not built in a Portuguese school. Paper presented at the Conference “Children’s cultures: Universality and diversity”, Nantes (France).

    . Sousa, F. (2007). Culturas infantis e currículo formal. Comunicação apresentada ao Colóquio Internacional “Jibóias, florestas virgens e outros enigmas – O mundo das crianças em perspectiva”, Angra do Heroísmo.

    . Sousa, F. (2006). Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: Reflexões sobre o currículo regional dos Açores. Comunicação apresentada ao VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), Braga [*].

    . Sousa, F. (2006). Currículo, saberes docentes e saberes discentes: Reflexões sobre a transitividade do verbo ensinar. Comunicação apresentada ao VII Colóquio sobre questões curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), Braga.

    . Sousa, F. (2006). Curriculum making on the edge of Europe in the age of globalization: Two alternative scenarios. Paper presented at the Second World Curriculum Studies Conference, Tampere (Finland).

    . Sousa, F.  (2004). Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa. Comunicação apresentada ao II Congresso de Estudos Rurais, Angra do Heroísmo [*].

    . Sousa, F. (2003). Políticas educativas e curriculares face à diferença: Virtudes e limitações de uma abordagem categorial. Comunicação apresentada ao VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Évora [*].

    . Sousa, F. (2002). Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância. Comunicação apresentada ao V Colóquio Sobre Questões Curriculares (I Colóquio Luso-Brasileiro), Braga [*].

    . Sousa, F. (1999). Formar educadores para a diferenciação curricular e para a equidade: Uma preocupação da Universidade dos Açores. Comunicação apresentada ao I Congresso CIDINE, Ponta Delgada.

    . Sousa, F. (1998). Formação para o profissionalismo docente a partir da investigação sobre práticas profissionais. Comunicação apresentada ao IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Aveiro [*].

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Comunicações publicadas em livros de atas

    . Sousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Curitiba: UTFP.

    Silveira, C. e Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Curitiba: UTFP.

    . Sousa, F. (2017). Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica. In J. A. Pacheco, M. Aguiar e J. Sousa (Orgs.). Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologia: Anais dos XII Colóquio sobre questões curriculares,  VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 416-420). Recife: ANPAE.

    . Sousa, F. (2016). Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação. In A. F. Moreira, M. Aguiar e I. Viana (Orgs.). Currículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliação: Anais dos XII Colóquio sobre questões curriculares,  VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 348-356). Recife: ANPAE.

    . Sousa, F. (2015). Reasserting curriculum design through virtual learning environments: The case of MAPE. In C. Leite, A. Mouraz e P. Fernandes (Orgs.). Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices (pp. 498-508). Porto: CIIE.

    . Pinto, S. C. e Sousa, F. (2015). Cultura, experiência e inclusão social em abordagens curriculares sensíveis à identidade não ostensiva. In L. Almeida, A. Araújo, J. Cruz, J. C. Morais e M. Simões (Orgs.). Atas do 2º Congresso Internacional “Psicologia, Educação e Cultura” (pp. 603-626). Vila Nova de Gaia: Edições ISPGaya.

    . Sousa, F. (2014). Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular online: consolidação de um modelo. In Carvalho, M. J., Loureiro, A. e Ferreira, C. A. (Orgs.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 1421-1432), Vila Real: SPCE.

    . Sousa, F. e Morgado, J. C. (2014). Internacionalização da formação de professores: contributos de duas universidades portuguesas. In Carvalho, M. J., Loureiro, A. e Ferreira, C. A. (Orgs.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 2579-2588), Vila Real: SPCE.

    . Sousa, F. (2014). Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular “online”: a importância da avaliação formativa. In A. F. Moreira et al. (Orgs.), Currículo na contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 281-287), Braga: Universidade do Minho.

    . Sousa, F. e Palos, A. C. (2014). Formar professores investigadores: que margem de manobra no plano curricular? In A. F. Moreira et al. (Orgs.), Currículo na contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 672-678), Braga: Universidade do Minho.

    . Sousa, F.  (2013). CTD-O: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it . In J. A. Pacheco et al. (Orgs.), Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility (pp. 841-847). Braga: University of Minho.

    . Alonso, L. e Sousa, F.  (2012). A emergência de uma política curricular nos Açores: Sentidos e interrogações. In A. Estrela et al. (Coords.), Revisitar os Estudos Curriculares: Onde estamos e para onde vamos? Atas do XIX Colóquio da AFIRSE (pp. 456-466). Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE.

    . Sousa, F.  (2012). Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda?. In L. Santos et al. (Orgs.), Anais do VI colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

    . Sousa, F. (2011). Que lugar para a Teoria e Desenvolvimento Curricular na Formação Pedagógica de Formadores em Portugal? In C. Reis e F. Sá Neves (Coords.),  Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – IV Volume (pp. 7-12). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda.

    . Sousa, F. e Mira Leal, S. (2011). A relevância do currículo no ensino básico: Contributos de um projecto de investigação-acção. In C. Reis e F. Sá Neves (Coords.),  Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – IV Volume (pp. 13-18). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda.

    . Sousa, F. (2010). Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidade. In C. Leite, A. F. Moreira, J. A. Pacheco, J. C. Morgado e A. Mouraz (Orgs.),  Debater o currículo e os seus campos: Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro (pp. 307-315). Porto: CIIE.

    . Sousa, F. e Machado, O. (2010). Orientando o trabalho docente para a promoção da relevância do currículo: O contributo do projecto ICR. In C. Leite, A. F. Moreira, J. A. Pacheco, J. C. Morgado e A. Mouraz (Orgs.),  Debater o currículo e os seus campos: Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro (pp. 2201-2208). Porto: CIIE.

    . Sousa, F. e Roldão, M. C. (2009). Auto-avaliação das organizações educativas açorianas: A incipiente abordagem às questões curriculares no projecto Qualis. In H. Ferreira, S. Bergano, G. Santos e C. Lima (Orgs.),  Investigar, avaliar, descentralizar: Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: SPCE / Instituto Politécnico de Bragança.

    .  Sousa, F. e Silva, F. (2009). Cidadania e relevância do currículo: O contributo do projecto ICR. In H. Ferreira, S. Bergano, G. Santos e C. Lima (Orgs.),  Investigar, avaliar, descentralizar: Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: SPCE / Instituto Politécnico de Bragança.

    . Sousa. F. e Valadão, F. (2008). Que relevância reconhecem as crianças no currículo: Trilhando um percurso de investigação-acção. In C. Cunha, C. Antunes, F. Viana, J. Machado, J. Formosinho e P. C. Martins (Orgs.),  Infâncias Possíveis, Mundos Reais: Actas do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança. Braga: Universidade do Minho.

    . Sousa, F. (2008). A diferenciação como princípio de diferenciação curricular. In E. Shiroma & P. Torriglia (Orgs.), Anais do IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

    . Sousa, F. (2008). Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva. In E. Shiroma & P. Torriglia (Orgs.), Anais do IV colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

    . Sousa, F. (2007). Educação, ruralidade, periferia e identidade: Notas para uma abordagem performativa. In T. Dentinho e O. Rodrigues (Orgs.), Periferias e Espaços Rurais: Comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais (pp. 399-416). Estoril: Princípia.

    . Sousa, F. (2006). Construir currículo na ultra-periferia da Europa em tempo de globalização: Reflexões sobre o currículo regional dos Açores. In A. F. Moreira, J. A. Pacheco, S. Cardoso, A. C. Silva (Orgs.),  Actas do VII Colóquio Sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-brasileiro) – Globalização e (Des)igualdade: Os Desafios Curriculares (pp. 2596-2607). Braga: Universidade do Minho.

    . Sousa, F. (2005). Políticas educativas e curriculares face à diferença: Virtudes e limitações de uma abordagem categorial. In A. Estrela, P. S. Mendes e J. C. Chouriço (Orgs.), O Estado da Arte em Ciências da Educação (pp. 29-36). Porto: SPCE.

    . Sousa, F. (2002). Tazos e Barbies: Quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infância. In A. F. Moreira, J. A. Pacheco, M. P. Alves, E. Macedo e M. A. Casimiro (Orgs.), Currículo e Produção de Identidades: Actas do V Colóquio Sobre Questões Curriculares (I Colóquio Luso-brasileiro) (pp. 510-525). Braga: Universidade do Minho.

    . Sousa, F. (1999). Formação para o profissionalismo docente a partir da investigação sobre práticas profissionais. In Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Org.), Investigar e Formar em Educação, 2º vol. (pp. 9-17). Porto: SPCE.