Docentes

  • .

    Armando Mendes (sites.uac.pt/amendes)

    É professor no Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, e pertence ao CEEAplA – Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico que reúne investigadores da Madeira e Açores.
    Em 2005, recebeu o grau de Doutor pela Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa) com uma tese intitulada “Modelação de Vendas de Novas Lojas” em colaboração com o departamento de estudos de mercado da Modelo-Continente, S.A.. É mestre pela mesma Universidade na área de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas.
    Desde essa altura tem trabalhando e publicando nas áreas de Investigação Operacional e Sistemas de Apoio à Decisão. Mais recentemente, o trabalho de investigação tem-se centrado nos sistemas de análise de dados e data mining.

    .

    Áurea Sousa (www.aurea.uac.pt)

    Áurea Sandra Toledo Sousa é Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores. É doutorada em Matemática na especialidade de Probabilidades e Estatística, pela Universidade dos Açores, Mestre em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Matemática, pela Universidade dos Açores. Na investigação, as principais áreas de interesse situam-se no campo da Análise de Dados Multivariados, com especial ênfase na Análise Classificatória (Cluster Analysis); Probabilidades e Estatística; Análise de Dados Heterogéneos e de Natureza Complexa (Dados Simbólicos) e Estatística Computacional. É membro do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEAplA).

    .

    Maria de Fátima Brilhante (sites.uac.pt/fbrilhante)

    É professora auxiliar, com nomeação definitiva, no Departamento de Matemática da Universidade dos Açores e é membro integrado no Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.
    É doutorada em Matemática, especialidade de Probabilidades e Estatística (Universidade dos Açores), mestre em Probabilidades e Estatística (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e licenciada em Matemática (Universidade dos Açores).
    As áreas de investigação de interesse atuais são Meta-análise, Estatística Computacional e Dinâmica de Populações.

    .

    Osvaldo Silva (www.osilva.uac.pt)

    Osvaldo Dias Lopes da Silva é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores. É doutorado em Matemática na especialidade de Probabilidades e Estatística, pela Universidade dos Açores, licenciado em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa e Bacharel em Engenharia Alimentar, pela Universidade do Algarve. Na investigação, as principais áreas de interesse situam-se no campo da Análise de Dados Multivariados, particularmente na Análise Classificatória (Cluster Analysis), Amostragem, Controlo da Qualidade e Análise de Dados. É membro do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA).
    .

    Rita Marques Brandão (www.rbrandao.uac.pt)

    Licenciada em Matemática/Informática pela Universidade dos Açores, doutorou-se em Matemática, na especialidade de Investigação Operacional, na mesma instituição, onde é professora auxiliar.
    É docente do Departamento de Matemática desde 1994, onde tem lecionado diversas unidades curriculares das áreas de estatística, investigação operacional e programação.
    Entre 2006 e 2013 foi membro do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST). O seu trabalho de investigação incidiu, principalmente, no desenvolvimento de metodologias que permitam analisar resultados de simulações de acontecimentos discretos, que apresentem algum tipo de não estacionaridade, através da construção de metamodelos de simulação. Está integrada, como investigadora, desde dezembro de 2013 no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG).
    Atualmente é Pró-Reitora para o Planeamento, Avaliação e Qualidade.
    .

    Vários convidados de acordo com os temas escolhidos para os seminários.