Quarta-feira, 20 of Setembro of 2017

Home

Estão abertas candidaturas à 4ª edição

Utilize a página da Universidade dos Açores para mais informações: www.uac.pt

> ——————————————————— <

Comentários à edição 2014-15:

De um modo geral, esta Pós-Graduação dá uma excelente base de conhecimento para trabalhar com bases de dados, tratar estatisticamente os dados e extrair das bases a informação útil para gerar novo conhecimento. Hoje, tenho outro olhar crítico sobre o assunto, fruto do bom encadeamento do curso e do conhecimento aprofundado que os docentes têm nos módulos lecionados.”

Lisa Esteves

>—————————————————–<

Encontra-se a decorrer um Procedimento Concursal para Recrutamento de   20 Técnicas/os Superiores para o INE. A data limite de candidatura é 8 junho.

Para mais informação, ver o seguinte link:

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_candidatura

mantenha-se informado sobre ofertas de emprego no nosso facebook: https://www.facebook.com/AdgiUAc

> —————— <

Ainda se pode inscrever na 3ª Edição do curso de Pós-Graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, uma vez que estão abertas candidaturas à segunda fase entre as 00h de 12 de setembro e as 17h30 de 18 de setembro de 2014.

.

|
>———————————————-<

testemunhos de ex-alunos:

« finda a pós-graduação de ADGI, venho por este meio demonstrar a minha grande satisfação global com o curso, aproveitando para agradecer o trabalho e dedicação demonstrado por todos os docentes. » Pedro Medeiros

« A qualidade do ensino e do profissionalismo prestado pelos docentes, que foi de uma grande excelência.»

« Excelente modo programático das disciplinas em separado, facilitando o decorrer das matérias e pós-graduação em si.»

« Os novos conhecimentos adquiridos ou (re)aprendidos, incluindo os diferentes softwares utilizados.»

Comentários apresentados, de forma anónima, no inquérito de avaliação do curso.

>———————————————-<

A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao curso de pós-graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação.
As aulas decorrem no polo de Ponta Delgada, mas aceitam-se candidaturas de alunos nos restantes polos da Universidade dos Açores, sendo as aulas ministradas por videoconferência.

O curso visa fornecer novas competências e actualizar as já adquiridas nos domínios da Análise de Dados e da Gestão de Informação. Destina-se a profissionais de Ciências da computação ou Informática, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde, da Vida e do Ambiente, Ciências Económicas e Gestão, Ciências da Educação, Ciências de Engenharia e Matemática ou áreas afins, que pretendam adquirir, actualizar ou aprofundar conhecimentos a nível de recolha e tratamento de informação para o desempenho da sua actividade profissional. O programa do curso possui uma forte componente aplicada e recorre à utilização de software de análise de dados tais como o MS Excel, IBM SPSS, R e RapidMiner.

As candidaturas estão abertas a partir de 21 de julho de 2014.
ver mais em http://sites.uac.pt/adgi/candidaturas/

|
>———————————————-<

A comissão de gestão da pós-graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação tem o prazer de convidar todos os interessados a participar nas seguintes aulas abertas a toda a comunidade:

Series Cronológicas – Profª. Rita Brandão – 22 de maio 18-22h

A análise de séries cronológicas consiste na aplicação de modelos matemáticos com o objetivo de quantificar e compreender fenómenos registados ao longo do tempo. Estes modelos permitem analisar o passado, extraindo conhecimento útil do mesmo e antever a evolução futura do fenómeno em estudo.

Modelos de Equações Estruturais – Prof. Osvaldo Silva – 23 de maio 18-22h

As equações estruturais são uma família de modelos estatísticos que buscam explicar as relações entre múltiplas variáveis. Estes modelos descrevem todas as relações entre as variáveis, dependentes e independentes, envolvidas na análise. Apresentam a particularidade de se fundamentarem numa combinação única de dois métodos multivariados: análise fatorial e análise de regressão múltipla.

Excel Avançado – Prof. Armando Mendes – 24 de maio 9-13h

Pretende-se com este pequeno seminário apresentar algumas das funcionalidades do MS. Excel menos utilizadas. São exemplo a utilização de variáveis, funções de bases de dados, funções matriciais, tabelas e gráficos dinâmicos, otimização com solver e goal seek, análise de cenários e tabela de funções. Note-se que não inclui programação com visual basic. O seminário será expositivo com descrição de vários exemplos.

As aulas têm um custo de inscrição de 20€ por aula e aluno. Poderão ser assistidas em Ponta Delgada ou Horta (por videoconferência). Contactar o departamento de Matemática até terça-feira dia 20 de maio:

Telefone: (+351) 296 650 073 Extensão: 1073; Local: Edifício das Ciências Exatas – Secretariado do Departamento de Matemática; E-mail: agusmao@uac.pt (Anabela Miranda Gusmão R. Guimarães)

programa do 2º workshop em Ciência dos Dados
programa do 2º workshop em Ciência dos Dados

Segundo workshop integrado na formação da pós-graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação, a decorrer na Universidade dos Açores, oferece três sessões abertas ao público onde o Prof. Dinis Pestana e a Prof.ª Ivette Gomes irão pronunciar-se sobre questões como: A probabilidade tem existência objetiva? O que fazer com os paradoxos de Bernoulli, de Bertrand e de Borel? Será a Estatística, bem usada, uma defesa contra o erro e a fraude? O que será a Teoria de Valores Extremos?

Programa e resumos das comunicações:
8 de maio – 18:30h
“Estatística de Extremos: Uma Introdução”
Professora Doutora Ivette Gomes
, CEAUL e CFCUL, IIC Bento da Rocha Cabral
9 de maio – 18:30h
“História da Probabilidade e da Estatística”
Professor Doutor Dinis Pestana
, CEAUL e CFCUL, IIC Bento da Rocha Cabral
10 de maio – 9:30h
“Usos e Abusos da Estatística”
Professor Doutor Dinis Pestana
, CEAUL e CFCUL, IIC Bento da Rocha Cabral

Está a decorrer a segunda edição da pós-graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação.
Coordenador: Armando B. Mendes (amendes@uac.pt)