. II workshop “Professores Investigadores” |
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PROGRAMA
Sexta-feira, dia 10 de outubro de 2014
16:00 Abertura
16:15 Professores investigadores e formação inicial: oportunidades e desafios na construção de um modelo formativo
Esta sessão visa a discussão da formação inicial de professores no que diz particularmente respeito ao desenvolvimento de competências de investigação. Será dinamizada por docentes da Universidade dos Açores – Ana Cristina Palos, Francisco Sousa, Adolfo Fialho e Graça Castanho -, por ex-alunos da Licenciatura em Educação Básica (a designar) e por professores cooperantes (a designar).
17:30 Debate
17:45 Pausa para café
18:00 Professores investigadores e formação inicial: Potencialidades do PIBID
Esta sessão será dinamizada por Carmen Sanches Sampaio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Contribuirá para a discussão de diferenças e semelhanças entre o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa PIBID, em implementação no Brasil, e o trabalho desenvolvido pelos participantes portugueses no evento, no que concerne à investigação colaborativa.
18:45 Debate
19:00 Professores investigadores e formação contínua: projetos recentes, conceções e modelos
Nesta sessão – dinamizada por Francisco Sousa, Josélia Fonseca (Universidade dos Açores), Odília Machado (Escola Básica Integrada da Praia da Vitória) e Ana Costa (Direção Regional da Educação) – pretende-se discutir a relação entre projetos anteriores, especialmente o projeto ICR, e novos projetos de investigação colaborativa que estão a iniciar-se nos Açores, enfatizando a dimensão formativa desses mesmos projetos no contexto de uma discussão mais alargada sobre a própria formação contínua de professores.
19:45 Debate
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Sábado, dia 11 de outubro de 2014
10:00 As escolas como espaços de investigação e desenvolvimento: Questões emergentes
Nesta sessão serão dados a conhecer os esforços já realizados por equipas de duas escolas dos Açores – Escola Básica Integrada dos Biscoitos (representada por Cecília Nunes) e Escola Básica Integrada de Ginetes (representada por Conceição Medeiros) – que, com a colaboração de investigadores da Universidade dos Açores (Raquel Dinis e Francisco Sousa), estão a adotar uma abordagem investigativa perante problemas sentidos pelos profissionais que lá trabalham. Apesar de ter sido iniciado há muito pouco tempo, este trabalho já tem maturidade suficiente para ser discutido no âmbito deste workshop, visando o seu aperfeiçoamento e consolidação.
10:45 Debate
11:00 Pausa para café
11:15 Professores investigadores no contexto de “Data Teams”
Esta sessão será focada no trabalho já desenvolvido na Holanda pelos “data teams” (equipas de professores que seguem uma abordagem investigativa face aos problemas que sentem nas suas escolas), sob a liderança de Kim Schildkamp, docente e investigadora da Universidade de Twente. Considerando a maturidade, a dimensão e o sucesso desta experiência, espera-se que a sessão seja inspiradora para os restantes participantes. Um pequeno vídeo no qual a oradora refere as principais características dos “data teams” pode ser visualizado aqui. A comunicação será apresentada em Inglês. Será disponibilizada tradução simultânea para Português aos participantes que a solicitarem.
11:45 Debate
12:00 Almoço
14:00 Envolvimento de professores e alunos em processos de investigação: Questões metodológicas, éticas e de cidadania
Considerando que a adoção de uma abordagem investigativa por parte dos professores tem necessariamente implicações nas experiências educativas dos alunos, nesta sessão será prestada especial atenção a questões relacionadas com a participação destes últimos em processos investigativos. Será dinamizada por Catarina Tomás (Instituto Politécnico de Lisboa), Ana Cristina Palos, Ana Moura Arroz e Josélia Fonseca (Universidade dos Açores).
14:45 Debate
16:00 Encerramento